Parece muito fácil quando enxergamos uma empresa fazendo isso e ficamos inconformados por não termos uma ideia imediata de como fazer.

É porque realmente não é fácil. Isso requer CREDIBILIDADE, e ela não é conquistada porque você leu sobre alavancagem positiva. Também não é conquistada com dinheiro. Não importa, nesse caso, o tamanho do Ativo registrado no balanço de um negócio.

CREDIBILIDADE lembra de crédito na contabilidade, obrigação não é? Proporciona, em contrapartida, um bem ou direito a uma empresa. Credibilidade e reputação são coisas que possuem muito valor, mais que o dinheiro em si. Qual seria, por exemplo, o bandido que não compraria reputação? Mas isso está a venda?

E credibilidade está presente em vendas, em levantamento de recursos, em vendas antecipadas, obrigação com fornecedores. Perceba que em todos esses fenômenos, existe um lançamento de CRÉDITO na contabilidade. Em todas essas transações, há confiança de terceiros.

Uma dos atributos mais importantes de quem tem credibilidade: Cumprir o que promete. Isso inspira respeito!

São valores muito mais escassos e raros do que o próprio dinheiro em si, exigem caráter e pulso firme. É uma grande responsabilidade, é um PASSIVO assumido!

Esses valores morais devem estar no seu plano de negócios caso queira credibilidade para conseguir caixa antecipado (ou recursos emprestados, ou alavancagem positiva).

Ah, mas tem empresas que não tem esses valores e ainda sim possuem a tal da credibilidade. Sim, porque existem pessoas que não cobram esses pré-requisitos para suas investidas. Estão dando CREDIBILIDADE a algo que não merece. Consequentemente, elas vão obter o retorno merecido em suas investidas.

Não é tão punitivo assim, pois pare pra pensar. Existem produtos e serviços que são tão escassos (pouco oferecidos), que mesmo sem atributos de valor como compromisso, respeito, eles são vendidos. E são vendidos em condições muito mais vantajosas para as empresas do que para os consumidores. E são vendidos assim porque precisamos tanto deles que caso não aceitemos tais condições, ficamos sem.

Perceba o valor do dinheiro em uma troca. Ele se perde, ele se submete à vontade e o desejo humano.

Percebeu o valor de um produto ou serviço na transação? As pessoas querem, precisam.

Já parou pra pensar que, se alguém não está fazendo bem, pode ser sua oportunidade única de fazer melhor?

Se você puder fazer esses mesmos produtos ou serviços, que estão sendo oferecidos sem CREDIBILIDADE, com mais qualidade e com esses valores (respeito e compromisso), eu aposto o que você quiser que a CREDIBILIDADE desse mercado será toda sua.

Lembre-se de me chamar para investir com você, ok? Rs

Até a próxima.

Autor: Ticiano Batista Neves

Ticiano é idealizador e criador do Criativo Cursos, formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia, é especializado em análise para investimento em ações, contabilidade para fins decisórios, analisa empresas que vendem ações e investe em ações e negócios próprios. Tem também experiência em setor contábil e fiscal de empresas de médio e pequeno porte, presta consultorias para empresas, é empreendedor e ama compartilhar o que sabe.

Deixe uma resposta