Já dizia o Peter Drucker: “se você não pode medir, você não pode gerenciar”. Eu comento muito aqui no site sobre indicadores financeiros e já apresentei em algumas lives no instagram sobre indicadores que contribuem para faturamento em um negócio também.

No entanto, o que me levou a escrever esse artigo foi ter assistido hoje a um workshop de varejo, voltado para o pequeno e o médio investidor, o mesmo público alvo que tenho foco quando comento questões de estratégia financeira.

O workshop, sob responsabilidade de Caio Camargo, está disponível no site Portal administradores através do link abaixo:

http://www.administradores.com.br/dashboard/workshops/105/caiocamargo

Nesse vídeo de aproximadamente 40 minutos, pude entender conceitos interessantes de loja quando se trata de números. Além de o autor abordar diversos conceitos importantíssimos sobre como, por exemplo, arrumar uma vitrine e torná-la   um atrativo de clientes para dentro da loja, ele fala também de uma mensuração do quantitativo de pessoas em um determinado ponto ou loja. De mais a mais, o autor, também é proprietário de uma empresa prestadora de serviços que ensina como mensurar esse fluxo de pessoas para PDVs. Veja o link:

http://virtualgate.com.br/servicos/contagem-de-fluxo/

Porque me interessei e o que tem a ver com o site Criativo Cursos?

O trabalho do Caio Camargo inicia-se antes do meu e, de certa forma, começo onde ele termina. Pois enquanto ele detalha sobre todo o processo de transformar uma loja física num atrativo para ter mais clientes e, consequentemente aumentar o fluxo de vendas, meu trabalho de estratégia financeira explica exatamente, como pegar esses dados de vendas e otimizar um negócio para se obter o maior fluxo de caixa e lucro possível. Eu abordo mais detalhes e casos práticos em meu Curso Defina Seus Retornos Em Seus Investimentos.

Vamos analisar estes dois procedimentos para que entenda como a junção destes dois pontos pode ajudar nos seus negócios:

 

INDICADORES PARA VENDA:

Produtividade em Atendimento -> Conversão em venda na loja:

No comércio varejista, normalmente, contabiliza-se quantos atendimentos foram feitos durante o dia e a quantidade de vendas efetuadas. A divisão da quantidade de vendas por atendimento, mostra a taxa de conversão. Só que, em se tratando dessa realidade no nosso país, a maioria sequer tem ideia de quantos atendimentos foram feitos. E, ainda que contados, conforme o Caio Camargo afirma, existem muito mais dados interessantes que não são percebidos e podem aumentar, consideravelmente, a quantidade de atendimentos e logicamente, a quantidade de vendas em um PDV. São dados como: a quantidade de pessoas que passam em frente à loja, a quantidade de pessoas atraídas pela vitrine e aquelas que não foram atendidas. É o ponto cego, a oportunidade sendo perdida e sequer sendo observada.

Capacidade de atendimento -> A empresa tem poder para converter?

Entendo que antes de otimizar o processo de aumentar a quantidade de passantes, que vai depender da localização e de um prévio estudo do ponto, coisas que franqueadores fazem e eu já falei no curso Defina Retornos em Seus Investimentos, de melhorar a vitrine (o Caio dá exemplos muito bons e deixarei para ele explicar no workshop para você), trazer o fluxo para a loja, é importante saber a capacidade de atendimento, o que o Caio atribuiu o nome de Capacity.

Entendo que antes de otimizar o processo para aumentar a quantidade de passantes, que vai depender da localização e de um prévio estudo do ponto, muito do que a maioria dos franqueadores exigem como pré-requisito para aprovar um ponto e por demais discutido no nosso curso online Defina Retornos em Seus Investimentos, como, por exemplo, uma atrativa vitrine. O Caio Camargo também sugere outras formas de seduzir o cliente às compras, como trazer o fluxo para o estabelecimento e a importância da capacidade de atendimento da loja, nominada por ele, o autor, de Capacity.

Bastante interessante pelo poder de perspectiva de atendimento da loja, se a quantidade de pessoas alocadas em determinados horários tem condições de atender o potencial daquele PDV. O que está em questão nesse texto é a efetividade do fato, não colocando em discussão os custos dos funcionários envolvidos. (Observe o prospecto acima para melhor compreensão).

 

INDICADORES FINANCEIROS

Então após ser feito um trabalho de otimização para que o fluxo de uma loja física se transforme em vendas, com todas essas ferramentas mencionadas no trabalho do autor Caio Camargo, vamos pegar os dados da venda e entrar no aspecto financeiro.

A regra é basicamente o seguinte:

– Quantas vendas tivemos no dia?

– Qual o valor médio de ticket por venda?

– Quantos dias temos de venda no mês?

– Qual a margem de lucro média do ticket de venda?

– Qual o custo fixo do negócio?

– Qual o prazo médio de pagamento ao fornecedor e de recebimento do cliente?

– Quais dessas variáveis podemos aumentar? Atrelar uma venda a mais e aumentar o ticket? Oferecer promoção para mais de uma unidade, perdendo margem mais ganhando em volume e aumentando o lucro?

 

Detalhes práticos com exemplos reais, planilhas e meu suporte, poderão ser vistos neste site e no curso Defina Retornos em Seus Investimentos. No entanto, para aspectos anteriores à venda recomendo, pela qualidade do trabalho, o autor em comento, Caio Camargo.

Blog: http://www.falandodevarejo.com/

Livro Feijão, Arroz e Varejo: https://www.amazon.com.br/Arroz-Feij%C3%A3o-Varejo-Caibo-Camargo/dp/8555640377\

Canal no youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmEa9PDTtUBjxhX6y1Q73Hw

 

Autor: Ticiano Batista Neves

Ticiano é idealizador e criador do Criativo Cursos, formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia, é especializado em análise para investimento em ações, contabilidade para fins decisórios, analisa empresas que vendem ações e investe em ações e negócios próprios. Tem também experiência em setor contábil e fiscal de empresas de médio e pequeno porte, presta consultorias para empresas, é empreendedor e ama compartilhar o que sabe.

Antes de comentar registre-se no site. É gratuito. Caso já possua registro é só efetuar o login ou recuperar sua senha.

Deixe uma resposta