Se você começou a estudar contabilidade agora, deve estranhar porque tudo é feito em razonetes e deve ficar imaginando a rotina das empresas para apurar resultados com essas ferramentas.

Calma!

Razonetes contabilidade são apenas uma forma didática de transferir um conhecimento de organização de transações por contas, para que você possa futuramente entender o funcionamento de um sistema contábil. Agora que você entender a importância,

Como Fazer Razonete? 

Você simplesmente irá  fazer um desenho de uma letra T em um formato maior (por isso é conhecido também como contas T). Do lado direito você terá os lançamentos credores e do lado esquerdo os lançamentos devedores. Veja na Figura:

como fazer razonete

 

Cada conta T acima representa uma conta contábil de uma entidade. No caso da conta “Fornecedores” existe um saldo credor total de 650, que é a diferença entre lançamentos credores e devedores no período. Como fazer razonete vai depender de você. Poderá fazer razonete com o excel, em folhas de caderno ou em modelos prontos onde você só preenche as informações. Uma coisa é certa, se você ingressou agora na contabilidade, você vai fazer muito razonete para aprender como se faz lançamentos contábeis.

Como facilitar a elaboração de Contas T? Como fazer razonete com o Excel?

Você pode baixar nosso modelo de como fazer razonete contabilidade no excel nesse link. Ele terá uma vídeo aula ensinando um pouco sobre excel, caso tenha interesse, mas irá mesmo receber um modelo pronto para uso. A partir disso fica à sua escolha, se irá preenchê-lo manualmente após imprimir os razonetes em branco ou se irá usar através de seu tablet, celular ou notebook. Eu acredito que as opções tecnológicas irão otimizar muito o seu tempo e destinar seu foco de calcular os totais das contas para entender a essência de cada lançamento e a montagem dos demonstrativos.

Fora isso, você precisará entender bem sobre a classificação de cada conta, se é ativo ou passivo, se o lançamento terá efeito em saldo devedor ou credor da conta, etc, assuntos de contabilidade básica que deixarei para abordar em outro post.

Autor: Ticiano Batista Neves

Ticiano é idealizador e criador do Criativo Cursos, formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia, é especializado em análise para investimento em ações, contabilidade para fins decisórios, analisa empresas que vendem ações e investe em ações e negócios próprios. Tem também experiência em setor contábil e fiscal de empresas de médio e pequeno porte, presta consultorias para empresas, é empreendedor e ama compartilhar o que sabe.

Antes de comentar registre-se no site. É gratuito. Caso já possua registro é só efetuar o login ou recuperar sua senha.

Deixe uma resposta