Fazer um fluxo de caixa excel é uma tarefa bastante simples. O fluxo de caixa é um diferencial para o empreendedor e até para o próprio profissional contador que conduz as atividades de contabilizar um negócio.

Saber interpreta-lo irá valer mais do que fazê-lo em si, porque de forma sintética irá ajudar o empreendedor a saber qual é a fonte principal de recursos de uma empresa e como esses recursos estão saindo da mesma.

Diferente da DRE, onde a empresa pode rodar tempos mesmo com prejuízo, uma empresa não pode rodar sem cumprir seus pagamentos, sem seu fluxo de caixa em dias, independente da fonte de recursos e sua qualificação. Essa é outra história.

É por isso que hoje eu trouxe para você, contador ou empreendedor, uma planilha gratuita de fluxo de caixa no excel para explicar como você pode construir um modelo profissional, com base em informações do Balanço Patrimonial e no Demonstrativo de Resultado. Nesse modelo você precisa desses demonstrativos, no final de um período, além do valor que foi pago em dividendos.

O modelo profissional que me refiro é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa Indireto, semelhante ao que as empresas que vendem ações na Bovespa comunicam ao mercado, ou seja, você estará também aprendendo a se comunicar com negócios de grande porte e também a interpreta-los. Então é isso, aproveite para adaptar seu conhecimento e seu demonstrativo e interprete seus resultados com um perfil elevado.

Caso você queira aprimorar sua visão e conhecimento com uma solução totalmente integrada, com construção automática de Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado, Demonstrativo do Fluxo de Caixa excel, totalmente editável e livre pra poder utilizar quando quiser, considero importante ver esse link: http://criativocursos.com/cursos/contabilidade-no-excel/

Assista um vídeo sobre o Fluxo de Caixa Excel:

Baixe a planilha aqui:

fluxo-de-caixa-excel

Autor: Ticiano Batista Neves

Ticiano é idealizador e criador do Criativo Cursos, formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia, é especializado em análise para investimento em ações, contabilidade para fins decisórios, analisa empresas que vendem ações e investe em ações e negócios próprios. Tem também experiência em setor contábil e fiscal de empresas de médio e pequeno porte, presta consultorias para empresas, é empreendedor e ama compartilhar o que sabe.

Deixe uma resposta