Já comentei sobre como o preço das ações é formado.

Você agora já entende as leis de oferta e demanda no mercado de ações, porque são leis que acontecem diariamente em sua vida. E é uma lei importante para entender tudo de economia que será dito nesse site.

Vamos aprofundar um pouco mais, falando sobre como essa lei acontece na prática do mercado de ações.

Aqui está o livro de ofertas:

 

Vamos comentar sobre: funcionamento do livro de ofertas, lote padrão, preço divulgado e percentual divulgado.

Funcionamento do livro de ofertas: Está dividido entre compradores de um lado e vendedores do outro.Entre os vendedores, pelo fato de que quando alguém vende algo mais barato, esse alguém vende mais rápido, os menores preços de vendedores os colocam no topo.

No lado dos compradores, pelo fato de que quando alguém paga mais caro ela irá comprar mais rápido, a classificação está iniciando de quem está disposto a pagar mais.

O segundo critério de ordenamento é a hora a qual essa pessoa entrou nesse mercado.

Perceba que seguindo esse mecanismo as transações vão se formando à medida que preços de venda encontram-se com preços de compra, assim vai sendo formado o preço da última negociação. É esse preço que é exibido como o preço da ação, os percentuais de aumento e queda também, e são essas informações de valor da ação que chegam até você. São resultado da força de compradores versus vendedores.

Quando uma pessoa, física ou jurídica, dá uma ordem de compra e venda a uma ação (empresa), ela é representada pela corretora a qual possui cadastro. Para poder comprar e/ou vender ações na bovespa, é necessário possuir conta em uma corretora.

Lote padrão: É uma denominação para a quantidade negociada para as ações. Significa que podem ser negociadas de 100 em 100 ações para esse código da ação.

É uma quantidade padronizada. Quando são negociadas quantidades menores que essa, elas são classificadas em outro livro de ofertas, com outros compradores e vendedores e outros preços. O código da ação nesse outro livro é acompanhado pelo símbolo “F”, significando mercado fracionado. Ex. ELPL4 e ELPL4F. Nesse mercado fracionário, podem ser negociadas de uma em uma ação, entretanto muitas vezes o custo de compra e venda de uma ação é fixo, e fica complicado dilui-lo comprando poucas ações.

Uma observação importante é que, mesmo se tratando de uma mesma empresa, o livro de oferta e o mercado padrão e fracionado podem ter diferenças em relação a preço e liquidez.

Preço divulgado ao mercado: É apenas o preço o qual ocorreu a última transação. Não significa que será o preço de futuras transações. Uma transação ocorre quando o preço ofertado pelo vendedor colocado em primeiro lugar, encontra com o preço de comprador em primeiro lugar, ou vice versa.

Percentual divulgado: É o quanto o preço variou na última negociação, em relação ao penúltimo preço de negociação. Isso geralmente aparece nos sites em cor verde quando o preço da ação sobe e em cor vermelha quando o preço cai. Neste exemplo observamos um percentual de 11,44%. Para saber o preço anterior, podemos fazer uma regra de 3:

 

Então é isso, para você que não entendia o sobe e desce de preços, essa leitura já servirá de base.

Autor: Ticiano Batista Neves

Ticiano é idealizador e criador do Criativo Cursos, formado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia, é especializado em análise para investimento em ações, contabilidade para fins decisórios, analisa empresas que vendem ações e investe em ações e negócios próprios. Tem também experiência em setor contábil e fiscal de empresas de médio e pequeno porte, presta consultorias para empresas, é empreendedor e ama compartilhar o que sabe.

Deixe uma resposta